O amor de uma vida – Com Adam Lambert, Queen chega para o Rock In Rio e Roger Taylor diz: “Esse pode ser o nosso último show”


Após marcarem história no festival 30 anos atrás, a banda volta à cidade como carro-chefe das atrações principais, contando com o ex-American Idol nos vocais. Durante coletiva de imprensa no Copacabana Palace, os integrantes falaram sobre a história com o Brasil, fãs jovens e a longevidade do grupo

Há 30 anos, o Queen marcava história no Rock In Rio e no Brasil, com um show que é lembrado até hoje como um dos maiores momentos do rock internacional no país. Hoje, durante coletiva de imprensa realizada no Copacabana Palace, Brian May e Roger Taylor, acompanhados do novo frontman da banda, Adam Lambert, contaram que a resposta do público foi uma surpresa até para eles. “Não tínhamos noção de que os brasileiros sabiam a letra, principalmente por ser em outro idioma. Aquilo nos deu energia extra e permanece até hoje como um momento especial para nós”, declarou Brian, lembrando que se emocionou ainda mais – como todos que estavam presentes – em “Love of my life”, enquanto Roger disse: “Foi o melhor elogio possível”. Enquanto isso Adam, que tinha três anos na época, confessa que viu a apresentação durante sua pesquisa para entrar no grupo. “A energia do público parecia incrível”, disse.

A introdução da banda foi feita por Roberta Medina, que compartilhou uma história com a imprensa, reforçando ainda mais o envolvimento do Queen com o Rock In Rio. “Eles foram os primeiros artistas a fecharem com o festival, na primeira edição. Esse apoio foi algo fundamental para o evento”, declarou. E, por fim, uma homenagem do próprio RIR ao Queen: “Love of My Life” será mesclada à música-tema do festival e será responsável pela abertura do Palco Mundo durante todos os dias, com direito ainda a show pirotécnico.


“Love of my life” ao vivo no Rock In Rio de 1985

Adam assumiu o papel de vocalista do Queen em 2011 e, claro, desde então as comparações com Freddie Mercury se tornaram inevitáveis. Quando perguntado quais as semelhanças e diferenças que vê ente os dois cantores, Brian não poupou elogios ao atual parceiro. “Eu não vou nem falar da voz, porque isso é óbvio – ambos são muito talentosos. Mas eles têm uma característica em comum que não há como você aprender: eles conseguem se conectar de uma maneira muito forte com o público. Hoje, nós estamos muito melhores do que naquela época – até o Freddie concordaria. Tocamos de uma maneira melhor”, disse. Já Adam, por sua vez, declarou: “O Freddie, além de cantor, era um excelente compositor e pianista. Eu não tenho isso, nem de perto. Queria muito, mas não tenho”.

O novo Queen: Brian May, Adam Lambert e Roger Taylor falam sobre relação com o Rock In Rio no Copacabana Palace (Foto: Reprodução Instagram)

O novo Queen: Brian May, Adam Lambert e Roger Taylor falam sobre relação com o Rock In Rio no Copacabana Palace (Foto: Reprodução Instagram)

Sem revelarem muito sobre a setlist e o que estão preparando para o show comemorativo desses 30 anos, o Queen apenas disse que o público poderá ver Freddie Mercury durante a noite. “Ele com certeza aparecerá, mas não para eclipsar Adam. Será algo novo e especial”, disse Brian, fazendo referência ao holograma criado para a atual turnê, que provavelmente aparecerá em “Love of my life”. Entregue a um momento de nostalgia, o músico ainda se declarou ao próprio Copacabana Palace. “Temos muitas memórias aqui. Muita coisa mudou, mas naquela época nós gostávamos muito de festas – principalmente nosso cantor”, riu o músico. “É muito bom termos a oportunidade de voltarmos aqui e ainda fazermos o que gostamos. E de ainda estarmos vivos”, completou, brincando, ao que Roger acrescentou: “Faz seis meses que tivemos nosso último show e essa pode ser a última vez que nós tocaremos. Não sei mais por quanto tempo conseguiremos continuar”.

Por sinal, longevidade é um assunto com o qual o Queen não se preocupa. Quando questionado sobre como se sentia com parte do público jovem não conhecendo muito bem a banda, Roger interrompeu a pergunta e disse: “Eu acho que os jovens nos reconhecem muito bem. Nós somos uma entidade viva, não um fóssil. Esse é um evento familiar, então será uma ótima oportunidade para criar laços entre as gerações diferentes”, defendeu Brian.

adam queen

Faltando ainda oito dias para a abertura do Rock In Rio, os integrantes do Queen percorrerão o Brasil com shows agendados em São Paulo e Porto Alegre. Com a primeira apresentação marcada apenas para o dia 16, Brian May descarta a ideia de festa e explica que a banda chegou mais cedo para ensaiar e se acostumar com o clima do país. “Nós não nos levamos muito a sério, mas encaramos os shows com muita seriedade”. Já Adam, que está aqui pela primeira vez, não escondeu a empolgação: “Claro que eu quero sair e conhecer os lugares. Mandem trazer a tequila!”, brincou.