Festival ‘Tudo é Jazz no Porto’ desembarca no Rio com programação musical diversificada e workshops


O festival de jazz instrumental será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, no Cais do Porto do Rio

Depois do Festival do Rio, o Armazém da Utopia, no Cais do Porto, recebe mais uma atração que promete agitar a Cidade Maravilhosa! O tradicional festival de música ‘Tudo é Jazz’, realizado em Ouro Preto há 12 anos, desembarca no Rio com a estreia do ‘Tudo é Jazz no Porto’,  trazendo na mala o charme da música instrumental e uma programação que preza pela diversidade de estilos. Além das apresentações no galpão, paralelamente, o evento também realizará workshops com os artistas do line up, com uma programação especial ambientada no MAR (Museu de Arte do Rio). No mais, anota aí: o festival de jazz  será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro.

Sobre a programação, podemos esperar nomes familiares como Alessandra Maestrini, atriz global e cantora excepcional, que trará para o evento, o show ‘Drama’n Jazz’, com um repertório repleto de clássicos do gênero e também canções de sua autoria. No mesmo dia, a estrela participará de um bate-papo sobre jazz, no  Museu de Arte do Rio (MAR). Ainda no cenário nacional, o grupo Afro Jazz promete ser o grande agito da noite. Isto porque, diferente dos outros artistas do line up, trazem em sua bagagem composições próprias que são marcadas por muito jazz, groove, reggae, afrobeat e batuque, além de deixar clara a busca pela ancestralidade musical e cultural do continente africano. Os mineiros independentes do Cobra Coral e o consagrado saxofonista brasileiro, Leo Gandelman, também abrilhantarão a noite carioca.

E não para por aí: para esta edição, também já estão confirmados nomes como José James, cantor e compositor norte-americano que faz um som diferenciado ao misturar jazz, hip hop, R&B e música eletrônica. Enquanto, o jovem baterista italiano Gianluca Pellerito, um astro da cena jazz mundial, tocará ao lado do seu quarteto, um tributo ao célebre pianista Herbie Hancock, grande parceiro de Miles Davis na década de 60.

A ideia do Jazz no Porto é proporcionar a oportunidade dos cariocas usufruírem de shows de jazz instrumental, além de implantar no calendário anual do Armazém da Utopia um Festival Internacional de Música, a exemplo do que já acontece com o Festival do Rio, de cinema. Tem ainda o principal objetivo de contribuir para o projeto de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Fotos: Divulgação

Serviço:
Tudo é Jazz no Porto
Local: Armazém da Utopia – Avenida Rodrigues Alves, Cais do Porto, Rio de Janeiro
Ingressos: 40 reais (inteira)/ 20 reais (meia. Vendas no site Ingresso.com e bilheteria aberta no local a partir de quarta-feira, dia 11 de dezembro, das 14h às 18h.
Mais informações: http://www.tudoejazz.com.br/

Programação:
Sábado, 14 de dezembro
– 20h: Cobra Coral
– 21h30: Alessandra Maestrini em ‘Drama’n Jazz’
– 23h00: José James
– 00h30: Afro Jazz

Domingo, 15 de dezembro
Shows gratuitos.
Ingressos podem ser reservados pelo site tudoejazz.com.br e retirados a partir de 2 horas antes do primeiro show de cada dia, no Armazém da Utopia. Neste dia o ‘Tudo é Jazz No Porto’ conta com a parceria do ‘Itália Jazz Brasil’.

Palco Italia Jazz Brasil
– 18h: Rita Lima e banda
– 19h30: Leo Gandelman – Ventos do Norte
– 21h: Gianluca Pellerito – Herbie Hancock Tribute

Workshops no MAR (Museu de Arte do Rio)
Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro / Tel.: (21) 3031-2741
Inscrições através do site www.tudoejazz.com.br

Sábado, 14 de dezembro
– 15h: Seminário ‘Tudo é Jazz?’ com: Maria Alice Martins, Flávio Henrique (Cobra Coral), Alessandra Maestrini, André Midani e Pedro Paulo Machado.
– 18h: Workshop José James

Domingo, 15 de dezembro
–  16h: Workshop Musical: Leo Gandelman
– 17h: Workshop Musical: Gianluca Pellerito