O encontro musical no palco da Arena Banco Original já se tornou uma característica do festival. Depois de quatro finais de semana de evento, já acompanhamos parcerias estelares, como de Nando Reis e Roberta Campos, Frejat e Maria Gadú, Diogo Nogueira e Arlindo Cruz entre tantos outros. Ontem, a noite na Arena foi palco mais uma dobradinha incrível: Os Paralamas do Sucesso receberam Carlinhos Brown como convidado ilustre do show desta sexta-feira. No palco, os roqueiros iniciaram a apresentação com clássicos da carreira, que completou 30 anos de história em 2013, e, depois, animaram o público com a parceria com o baiano. Ao HT, Bi Ribeiro, baterista do grupo, contou que a presença de Brown na história dos Paralamas não é uma novidade.
Veja como foi: Day 2: Dando início à programação multicultural Fernanda Abreu recebe Toni Garrido e Fausto Fawcett no palco da Arena Banco Original
“Eu conheci o Brown em 1985 quando eu e João fomos passar um Carnaval em Salvador e ele era percursionista do Luiz Caldas. Depois disso, começamos a frequentar a Bahia, vimos os movimentos nascendo e a originalidade do Brown aflorando cada vez mais. Quando ele veio morar no Rio, ainda pensamos em colocá-lo como percursionista dos Paralamas, mas os destinos seguiram outros caminhos”, lembrou o baixista sobre o período em que Carlinhos Brown quase virou um integrante do grupo.
Nesta época, o percursionista seguiu seu caminho musical ao lado de Caetano Veloso. Mas a parceria entre o rock e o axé não parou por aí. Em 1991, Brown assinou a base de uma música dos Paralamas do Sucesso: “Uma Brasileira”. Sobre esta parceria, que para o baiano é o marco da dobradinha, Brown destacou a similaridade sonora entre sua arte e a dos rockeiros. “Há uma química em tudo isso porque nós somos de uma geração igualitária. Os resultados dos anos 1980 são vindouros. Por isso, não há nenhuma diferença quando somos Paralamas do Sucesso, Cazuza ou Axé Music. Tudo isso se fundiu”, explicou Brown.
Por isso e pela amizade de longa data, o repertório para a Arena Banco Original nem precisou ser massivamente ensaiado. Segundo os Paralamas, a passagem de som horas antes da apresentação de ontem à noite foi só para relembrar a parceria entre os amigos artistas. “Foi muito natural. Nós já fizemos diversos shows memoráveis, mas, há algum tempo, nós não nos encontrávamos como aqui na Arena. No entanto, hoje não teve erro. Nós chegamos, passamos quatro músicas e as lembranças vieram na hora, nem precisamos ensaiar”, contou o baterista Bi Ribeiro.
Veja como foi: Day 7: festa Bailinho comemora dez anos de história na Arena Banco Original e reúne celebs na pista do Armazém. Veja quem foi!
Antes desta dobradinha entre o axé e o rock, que foi mais para o final da apresentação, Os Paralamas do Sucesso incendiaram a plateia da Arena Banco Original, que mais uma vez encheu o Armazém 3, com hits que marcaram os últimos 30 anos. No palco, Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro fizeram a última apresentação no Rio antes do lançamento da nova turnê. Depois do carnaval, a banda entra em estúdio para gravar o próximo disco que será de inéditas após um hiato de oito anos sem um álbum só com novidades. “Este é um show baseado na nossa turnê dos 30 anos de carreira que já acabou. Mas, como foi um formato que deu muito certo, decidimos manter o repertório desta apresentação e só efetuamos algumas mudanças”, disse João Barone sobre o repertório de ontem.
Animados com a estrutura da Arena Banco Original, os Paralamas comemoraram a oportunidade de um evento como este para o calendário cultural do Rio de Janeiro. Como lembrou Bi Ribeiro, a cidade estava sem espaços tradicionais para shows, como era antigamente com os extintos Canecão e Miranda. “Este é um dos poucos legados que deram certo das Olimpíadas. Nesse aspecto, o Rio de Janeiro é uma outra cidade, é fantástico. Depois que passarmos um pouco dessa ressaca terrível de corrupção e tantas outras questões erradas, poderemos lembrar de conquistas que valeram a pena. Fora que é um daqueles espaços que somam à riqueza do verão carioca. Tanta gente vem para cá em busca de um calendário cultural interessante que o evento, para se destacar, precisa ser sensacional, como é a Arena”, disse Bi Ribeiro.
Neste sábado, a programação da Arena Banco Original começa às 15h com a palestra do ator Paulo Tiefenthaler. Já às 20h, a gargalhada estará garantida na sala de teatro do festival. No stand up comedy desta semana, Fernando Caruso e Rafael Studart apresentam o espetáculo SoloJunto. Para fechar o sábado com a programação mais animada da cidade, Carol Sampaio leva seu Baile da Favorita para a Arena Banco Original. Na edição de hoje, a festa ainda contará com show da funkeira Ludmilla. Nos vemos lá!
Artigos relacionados