Um papo repleto de conceito e ideias do bem com o stylist Anderson Vescah, o responsável pelas campanhas da marca cool Karamello. Leia!


Com o mote “Somos Todos do Bem”, a campanha de inverno da label de Rosilane Jardim faz a roda da moda girar ao colocar holofote sobre a delicadeza em tempos de fúria

Se tem algo que não vai sair de moda nunca – por mais que o mundo tente nos provar o contrário – é ser do bem. E não somos só nós que estamos dizendo isso. A grife Karamello, por exemplo, não só acredita na tal máxima como tem uma coleção inteira batizada “Somos Todos do Bem”. E foi exatamente isso que chamou a nossa atenção quando nos deparamos com a linda campanha de inverno da marca de Rosilane Jardim.

Para conhecer mais de Rosilana Jardim, a gente tem uma entrevista incrível com ela aqui.

“Minha ideia principal é falar que somos todos iguais. E queremos e devemos ser do bem. É uma campanha forte, porque uso minha marca para dizer o que penso. Somos folk lovers, work lovers e somos todos casuais, também, mas sem deixar nunca de ser do bem”, explicou a diretora criativa, que convocou uma equipe poderosa para assinar a ficha técnica.

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Quem? Além de Rosilane na direção de estilo e criativo, tem o estúdio U.I.WD. responsável pelo branding, cliques de Rodrigo Takeshi, beleza de Amanda Schön, as modelos Leticia Lamb, Jaquelini Medeiros e Bruna Ludtke, e styling de Anderson Vescah. Foi com ele, aliás, que é queridinho do site HT há muitos anos, que a gente foi bater um papo para entender o trabalho de styling com a Karamello, suas inspirações estéticas para o universo da campanha, o momento da moda atual, e, claro, seus próximos projetos.

Anderson Vescah (sem camisa) e Rosilana Jardim (de chapeu) com a equipe técnica estrelada fotografando a campanha de verão que vem por no sertão do Cariri

Anderson Vescah (sem camisa) e Rosilane Jardim (de chapéu) com a equipe técnica estrelada fotografando no sertão do Cariri a campanha de Verão 2016

Um deles a gente descobriu meio sem querer quando o procurou para esta entrevista. É que Anderson estava no Sertão do Cariri ao lado de Rosilane e toda a equipe da Karamello já clicando a campanha de Verão 2016. Mas este vai ser um assunto para uma outra matéria, porque agora o assunto ainda é o inverno que está vindo por aí. Confira!

HT: Se você tivesse que definir o trabalho de styling, como seria?

AV: Meu estilo de styling respeita o DNA da marca. Nao imponho situações ou estilo baseado em imagens que sejam o ideal para o mercado e que, na minha opinião, pasteurizam as marcas e deixam todas com a mesma cara. Acho que cada label deveria contar sua história, sem precisar se adequar a um tipo de imagem que o mundo da moda consome para parecer que está dentro dos padrões.

HT: Como foi definido o styling da campanha da Karamello de inverno?

AV: A Karamello é uma marca em pleno crescimento, tanto no seu produto, como na sua imagem. Desta forma, a marca está construindo uma identidade própria que ganhou muito mais foco e direcionamento com a chegada do escritório paulista U.I.WD. que cuida dessa parte. Quanto ao styling, nós estamos cada vez mais personificando essa imagem para que ela pareça única para a marca e não precise mudar a cada temporada. Baseio a montagem dos looks em cima do que mulheres de verdade gostariam de ver e vestir, independente se usamos modelos que possam ter essa imagem quase inacessível, a roupa continua sendo real e respeitando o desejo de consumo e não os padrões impostos pelo mercado.

HT: Qual o principal conceito estético por trás das imagens?

AV: A marca está fazendo dez anos e tenho trabalhado na imagem por sete. Então, aprendi a conhecer a “mulher” Karamello e compreendi que respeitar a estética que essa mulher assimila é o mais importante. Desta forma, hoje, opto por montar looks mais limpos e com um ar minimalista dentro do universo maximalista de estampas e cores da marca. Parece que tem dado certo e o resultado se vê nas vendas, crescimento da marca e no seu número de lojas que dobrou desde que comecei a trabalhar com a cliente.

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HT: Por que escolheram as três modelos? O que elas tinham de especial e que comunicava bem com a mulher Karamello?

AV: Na campanha de Inverno escolhemos mais de uma modelo, pois como o tema era “Somos Todos do Bem” queríamos mostrar de alguma forma a relação e interação entre as pessoas. Quanto à estética das modelos, tentamos sempre escolher mulheres diferentes que possam refletir os diversos tipos de clientes que a marca atende, sempre visando o conceito de bem estar, romantismo e que remetam à estética que permeia todas as criações da Karamello.

Anderson no cenário da próxima campanha

Anderson no cenário da próxima campanha

HT: Você está no mercado de moda há muito tempo. Acha, mesmo, que estamos passando por um momento muito complicado? Como avalia a atual cena da moda?

AV: Estou no mercado há 15 anos e, de lá pra cá, muita coisa mudou. Com certeza existe uma crise que fez muitas marcas repensarem sua forma de atuar, vender e se comunicar. É fato que a crise existe, mas ela vai além da questão econômica ruim que o país e a indústria têxtil estão vivendo. Ela inclui também a entrada forte dos chineses com seus preços que não dão margem para concorrência e a cultura do fast fashion que ganhou força e dividiu o mercado em dois lados: o consumo de luxo de um e o consumo imediato e de baixo custo no outro extremo. Com isso, as marcas que eram fortes e passaram a atender um público intermediário perderam espaço. Os fatos talvez ajudem a explicar o fim de grandes marcas e a dificuldade de tantas outras que estão tendo que diminuir e enxugar suas estruturas. Outros pontos importantes que mudaram muito o mercado foram a grande influência da cultura urbana, o street style, a internet e as redes sociais, que passaram a influenciar direto na forma de se vestir e consumir, impactando as marcas que não souberam captar e se adequar a essa nova realidade.