Santa Catarina Moda e Cultura: qual o link entre o pensamento criativo e os players da indústria de moda?


Jackson Araujo e Luca Predabon, diretores criativos e de conteúdo do SCMC, comprovam que a moda tem de descer do salto alto

* Por Jackson Araujo e Luca Predabon

Pensar Moda a partir da transversalidade e da evolução é o que queremos no trabalho que realizamos há três edições da plataforma de inovação Santa Catarina Moda e Cultura. Desde seu ano #6 (2010) estamos aplicando como metodologia de estudo e workshops a metodologia Inteligência Compartilhada, ideia que eu e Luca Predabon desenvolvemos para conectar nossos estudos comportamentais nas diversas áreas da criatividade (moda, design, gastronomia, música, empreendedorismo, arquitetura, visual merchandising, artes plásticas, tecnologia…) ao cenário das indústrias e das escolas.

O que buscamos é estabelecer links entre o pensamento criativo e o chão de fábrica, o ineditismo sem perder a essência de cada empresa, respeitando sua expertise e seu consumidor. Claro, sempre focando em Inovação de produto e processo.

Entendemos que Moda, a indústria que foge do envelhecimento, precisa estar cada vez mais em sintonia com os movimentos culturais, perseguindo os estudos de comportamento para se aproximar cada vez mais dos nichos e se manter relevante num mundo abarrotado de informação e produtos. É preciso manter o desejo de pé. Para tanto, buscamos a valorização da simplicidade nos processos, da autoestima como inspiração e do relacionamento como estratégia de negócios.

É como abrir a porta de sua própria casa para receber os amigos; um encontro especial em que a música, a comida e o lifestyle individual de cada um sirvam como link para a necessária evolução, um processo em que a criatividade coletiva é vetor.

Escutemos as conversas, os pontos de vista, os interesses de cada um, os sons, os locais de encontro, as práticas que mantêm em atividade os corpos que queremos vestir e que que movem a cultura local. O importante é pensar na possibilidade de cruzar dados, de criar camadas que não se sobrepõem, mas que interagem transversalmente.

Ao conectar Moda, Artes, Design, Entretenimento e Comportamento, em seu oitavo ano, o Santa Catarina Moda e Cultura afirma um compromisso maior com a identidade local –  identificada como Resort Culture, um local acolhedor, confortável, de natureza sedutora e tecnologia pulsante. E, sobretudo, simples, aberto ao novo, organizado como uma nova família.

Queremos mais do que nunca entender o SCMC como uma Casa, um lugar de janelas abertas disposto a conquistar o olhar sendo sempre muito sincero com o que faz. Mantendo a cabeça nas nuvens de um céu exuberante e os pés plantados no solo de uma encantadora fazendinha com vista para o mar. Fora do salto. Culturalmente relevante. A verdade é o passaporte para a Moda do século 21.

Abaixo a conclusão do trabalho do SCMC em forma de instalações:

Fotos: Ester Bueno

 

Os ensaios fotográficos que registraram as performances:

Fotos: Douglas Sielski/ Wide Studio

 

Fashion films produzidos pelos times criativos do #ano8 do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC). O lançamento do material ocorreu no SCMC Resort Culture Club, em Florianópolis (SC).

 

* Jackson Araujo e Luca Predabon são Diretores Criativos e de Conteúdo do SCMC