Já estamos de olho no Verão 2019! Amanhã e quarta-feira, dias 16 e 17, ocorre em São Paulo o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais, no Pro Magno Centro de Eventos. Por lá, o Núcleo de Design da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) irá revelar as apostas e inspirações para o próximo verão que será guiado pelo conceito de Resistência. De acordo com Walter Rodrigues, que coordena as pesquisas na Assintecal, a palavra-chave da estação foi definida como consequência dos acontecimentos recentes no mundo. “Quem nos deu essa ideia de presente foi o senhor Trump. Em janeiro do ano passado, quando ele entrou, houve uma reação de todo o mundo, como a Marcha das Mulheres, por exemplo, que foi incrível”, lembrou.
E esta ideia não se restringe a um único acontecimento. Segundo o coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, diversos outros episódios pelo mundo potencializaram o sentido de resistência na moda, arquitetura e comportamento para o Verão 2019. “A resistência vem contra isso. Contra qualquer tipo de intolerância. E, neste sentido, estamos falando de raça, cor, gênero e qualquer outra diferença”, explicou Walter que ainda destacou a ideia de permanência. “Ao mesmo tempo, a resistência vem como forma de não mudar o que você ama. E este é o panorama que o Brasil vive hoje. Se nós amamos moda, temos que resistir para seguirmos firmes como empresários, designers ou produtores”, completou.
Sendo assim, a bordo deste conceito, o Salão de Design e Inovação de Materiais se prepara para revelar uma série de inspirações que costuram a atmosfera criativa da moda. Entre tecidos, acabamentos, formas e aviamentos, que somam 900 tipos de componentes em exposição, esta edição do Inspiramais ainda acende os holofotes para a sustentabilidade. Nos próximos dias, em São Paulo, a Assintecal chama atenção para a preocupação ambiental dentro dos conceitos fashion e comportamentais da contemporaneidade. Na edição Verão 2019 ocorre a estreia do Espaço da Sustentabilidade, que será coordenado pela consultora do Núcleo de Design da associação Flávia Vanelli. “Eu vejo o Espaço da Sustentabilidade do Inspiramais como o resultado de um combinado de situações do mercado da moda. As empresas estão buscando cada vez mais esses avanços ecológicos porque, além de uma boa impressão com o consumidor, elas também ganham em relação à exportação, que tem exigido o laudo técnico dos produtos”, apontou.
No entanto, apesar da estreia nesta edição, esta não é uma questão nova nos princípios do Inspiramais. “Este é um trabalho que já fazemos há um tempo e, agora, entendemos que precisávamos crescer ainda mais com ele. As empresas viram que hoje é necessário se posicionar e que o produto não é mais o design pelo design. Os consumidores estão preocupados e buscando essas questões sustentáveis em suas escolhas”, analisou Flávia Vanelli que adiantou algumas novidades que serão apresentadas no Salão. “Para o Verão 2019 nós estamos com uns projetos bem legais como o tecido biodegradável e o com fio de garrafa PET, o adesivo com cola à base de água que tem alta resistência e durabilidade e a reciclagem de espuma para o desenvolvimento de palmilha”, detalhou.
Por falar em novidade, o Salão de Design e Inovação de Materiais também será marcado por um importante avanço tecnológico. No Inspiramais do Verão 2019, a Assintecal une forças com a Abit (Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção) e o SENAI Cetiqt para apresentar a Planta da Confecção 4.0. Considerada um dos símbolos do futuro da moda, a tecnologia mapeia o corpo humano para a produção de roupas sob medida e feitas em poucos minutos. “Nós vamos levar o espelho industrial que mapeia o corpo e teremos a possibilidade de confecção no Rio para ser entregue depois. Uma das características mais interessantes dessa tecnologia é a portabilidade. Essas são unidades compactas, menos poluentes e barulhentas e mais rápidas do mercado de consumo. Esse é o pulo do gato para quem quer trabalhar com customização em um preço compatível e competitivo”, explicou Fernando Pimentel, presidente da Abit.
No entanto, não será apenas a riqueza de conteúdo do Verão 2019 que irá se destacar neste Inspiramais. Como tradição, o evento da Assintecal também já começa a trabalhar a palavra da próxima estação nos projetos Preview do Couro e Referências Brasileiras. Com a missão de fomentar a criatividade dos produtores para a cadeia da moda, essas duas iniciativas trabalham uma temporada à frente e, nos próximos dias, apresentam o conceito de Alquimia. E, como desdobramentos, ainda agregam as palavras Dinâmico e Atômico à criação.
No Referências Brasileiras, Jefferson de Assis irá traduzir essas ideias em um paralelo com o neoconcretismo nacional. Nesta iniciativa, o consultor da Assintecal aponta um elemento brasileiro como resposta às inspirações globais. “O que tem de mais importante neste panorama é o uso dos objetos com suas funções. Não é para fazer algo apenas pela decoração ou estética, precisa ter uma razão. Então, buscamos isso dentro do neoconcretismo a partir do trabalho do Hélio Oiticica que acreditou em uma arte com função. Em sua carreira, ele trabalhou esta relação com os objetos e a maneira como você se posiciona dentro de uma obra”, explicou.
Sendo assim, embalado pela herança de Hélio Oiticica, o Referências Brasileiras do Inverno 2019 terá a geometria como consequência da funcionalidade. “Nós vamos apresentar em forma de móbile com diversas possibilidades de utilização, dependendo da maneira como aplica os produtos. Um modelo deste de metal, por exemplo, poderá servir de salto ou enfeite, depende da maneira como é posicionado e construído”, disse Jefferson de Assis.
Com tudo isso, o Inspiramais reforça sua importância no calendário da moda da América Latina como uma vitrine para quem busca conceito e inovação. No evento que já é referência nacional, a Assintecal garante conteúdo visual e ideológico e agrega à programação uma série de palestras com super nomes do cenário fashion brasileiro. Nesta edição, o Salão contará com a experiência e conhecimento de personagens desta engrenagem, como Walter Rodrigues e Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design da associação, e executivos de marcas como C&A, Renner e Hering.
O Inspiramais é promovido pela Assintecal, ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT,
TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil; tem patrocínio da Cipatex, Brisa,
Intexco, Altero, Branyl, Caimi&Liaison, Havir, Bertex, York, Colorgraf, Cofrag, Britânnia Têxtil, WOLSFTORE, Sappi Dinaco, ENDUTEX, Grupo Lunelli e Tecnoblu e apoio da ABEST, ABICAV,
Abicalçados, IBGM, IBB, In-Mod, ABV-Tex, Ápice e Abimovel.
Artigos relacionados