É fato: vivemos num mundo de amores líquidos, de relações pessoas desgastadas pela tecnologia, numa necessidade pelo instantâneo e, com isso tudo, assistimos a todo momento a perda do verdadeiro eu. Logo, qual o caminho para se livrar desses males do século? Buscar novas conexões. Pelo menos é assim que pensa Rosilane Jardim, diretora criativa da grife carioca Karamello. “Em tempos de excessos, proporcionar uma experiência mais contemplativa é a expressão sofisticada do luxo. Eu vejo beleza nas coisas simples, que sempre me atraem mais”, filosofou com HT. E ela coloca esse pensamento em prática, numa hora propícia, através da moda. Por ser antropológico, o mundo fashion é a plataforma perfeita para passar mensagens como essa, aliando seres mais plenos com moda conceitual, fazendo das peças que saem das fábricas muito mais que apenas belos looks.
A prova de que esse papo mezzo cabeça mezzo fashion dá certo na vida real? É só olhar as coleções “Cangaçeira” e “Beleza Natural”, desenvolvidas pela própria Rosilane. “Eu queria falar sobre uma necessidade de desconexão e influenciar pessoas nessa busca. Para isso, quis usar o Agreste como pano de fundo, os cactus, as mulheres cangaçeiras , o luar do Sertão , a Sinhá Moça, entre outras tantas que usei como fio condutor”, explicou ela, que viajou com seu staff para o Nordeste afim de se inspirar e fotografar o editorial que rendeu o catálogo. E para conjugar essa desconexão com a pegada da Karamello de forma tênue, ela toma mão do que já virou a características mais latente da marca: as estampas. Ok, você deve também estar se perguntando como estampas de roupas podem ajudar a definir o estilo de uma grife e, por sua vez, passar uma mensagem como essa. Esse é o nosso assunto daqui em diante e, por isso, Rosilane explica melhor.
“Primeiro, nós brasileiras temos a alma colorida e isso já esta intrínseco no nosso DNA . Somos um povo que busca a felicidade e estar colorido faz parte dessa composição imaginária. Por isso, figuras pequenas ou muito românticas não fazem parte dos elementos que busco”, se posicionou. Então, o que entra no seu processo criativo? “Busco representar através das nossas estampas o universo que acredito. Amo usar pássaros porque amo a liberdade, viajar e estar em novos lugares. Então os pássaros sempre estão nas minhas coleções. Outra característica é o excesso de cores. Nossas estampas sempre são muito coloridas e com cores fortes”, citou. Entenderam onde entra a questão de desconexão, do diferente, né?
As estampas são tão importantes nesse processo todo, ainda mais na última coleção – recheada de handmade, misturas, branco total e produtos com a alfaiataria mais marcante -, que é por elas que começa a criação das peças. “Elas são meu norte para o desenvolvimento dos meus modelos. O que importa é encontrar os elementos certos e que possam me ajudar a contar uma nova história. Nesse verão, por exemplo, usei a estampa agreste recheada de cactus como o guia da minha coleção. A partir dela foram surgindo ideias e até chegarmos à composição final da campanha”, explicou. Por isso que, quem usa as estampas da Karamello e embarca nessa viagem com propósito e conceito que é criada, só pode se encaixar uma seara de mulheres: “Minhas estampas são pensadas para as com personalidade”, deu a dica a diretora.
Orgulhosa por ter criado estampas inusitadas e com alto grau de dificuldade de execução para sua linha de produção – como a estampa Brasil -, Rosilane adianta para HT uma grata novidade: “Iremos lançar no dia 28 de novembro a primeira coleção infantil, que também uso as estampas como norte. Vou falar do mundo colorido e a felicidade que somente as crianças saber ter. A atriz e bailaria Cinara Leal será a estrela da campanha junto das minhas sobrinhas gêmeas Laura e Clara”, se derrete. A gente não perde por esperar.
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