*Por João Ker
Minas Gerais é um estado que rende (e bem!) para a moda brasileira, basta olhar para alguns nomes como João Pimenta, Ronaldo Fraga e Victor Dzenk. Isso, claro, sem falar no Minas Trend Preview, que temporada após temporada exibe o melhor da criação mineira, que tem sua própria identidade independente do eixo Rio-SP. Ali, na capital, entre a boemia da Savassi e o clima alternativo do Mercado das Flores, está Célio Dias, que se prepara para o lançamento da sua nova marca com pegada jovem, a LED.
Cria do Centro Universitário UNA, Célio já mantém a Célio Dias há cerca de três anos, uma marca com pegada mais “adulta” e com o atendimento apenas sob encomenda, no ateliê do estilista. Foi no início de 2014 que ele começou a reparar um gap entre as criações voltadas para os jovens – especialmente as mineiras – e então teve a ideia da LED. Com o lançamento marcado para esta semana, a primeira coleção batizada de “Baile das Flores” conta com 120 modelos, dentre os quais é possível encontrar shorts, camisas, macacões, tops e, claro, os famosos vestidos mineiros, que unem a despretensão casual dos cariocas, a elegância dos paulistas e o jeito “faceiro” que só o povo de BH tem. Isso tudo com cores vibrantes, silhuetas leves e um quê de Minas Gerais que vai muito além do nome, já que em várias peças é possível encontrar bordados feitos à mão por costureiras do interior do estado e um cuidado tão extremo com o acabamento que chega a beirar o artesanal. “A Célio Dias é mais exclusiva e, apesar de ser feita para todas, é mais focada em mulheres entre 30 e 45 anos. A LED já tem um DNA mais jovial desde o início e uma pegada mais comercial. Eu fiz peças que podem tanto ser usadas para ir à faculdade, quanto para sair à noite, ir a um happy hour”, explica o designer em entrevista exclusiva a HT.
O nome veio de um insight que Célio teve, daqueles que costumam abençoar as pessoas criativas e faz com que elas saiam criando em um frenesi descontrolado. Para as roupas, a inspiração veio do próprio universo do estilista, desde os lugares aos quais ele frequenta, passando pelas pessoas interessantes que conhece e suas paixões culturais. Esse envolvimento pessoal ajudou na hora de focar em um tipo específico de consumidora da marca, para a qual ele já tem até um apelido: “Ledete”. “As Ledetes gostam de moda, mas não acompanham os blogs e as notícias religiosamente. Elas sabem o que está acontecendo, mas não têm medo de ousar com o próprio estilo e são elas quem ditam a própria moda. É uma menina que busca algo diferente do que está nas lojas e não é vidrada na etiqueta”, conta. Para compor o universo, o lifestyle e o look dessa “menina” mulher, o designer também firmou parcerias e fez uma curadoria de acessórios que dialogam com o clima da marca, onde tudo está sempre exalando alegria e jovialidade.
Apesar de estar apenas começando, a LED já pretende expandir sua comunicação visual para outros campos. Entre os futuros projetos de Célio, ele destaca a produção contínua de editoriais para consolidar a imagem do universo Ledete, parcerias com multimarcas, a abertura de um e-commerce e a exposição das peças em feiras alternativas. Por sinal, a coleção inteira já estará à venda no próximo domingo (14), na BAU – Bazar de Artes e Utilidades. E, para quem não estiver por Belo Horizonte na ocasião, basta entrar em contato com a loja pelo site ou pela página oficial do Facebook.
O primeiro vídeo do “Baile das Flores”, com todas as suas cores, fendas e decotes, você confere com exclusividade aqui no site e, nas palavras do próprio Célio Dias, “vem dançar com a LED“:
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