Consciência sustentável não é mais apenas um assunto do momento. A preocupação com o meio ambiente é uma necessidade e, cada vez mais, tem se tornado uma condição no mercado da moda. E é por isso que no próximo Inspiramais, que vai ocorrer nos dias 16 e 17 de janeiro, em São Paulo, o assunto verde terá ainda mais relevância. Na edição Verão 2019, o evento irá promover o Espaço da Sustentabilidade, sob curadoria de Flávia Vanelli, consultora do Núcleo de Design da Assintecal, com os destaques e as principais informações para empresas e os visitantes sobre as novidades deste contexto ambiental.
No Espaço da Sustentabilidade, a ideia é reunir as principais informações, insumos, tecnologias e exemplos que já fazem parte – ou serão lançados – da produção do setor de calçados e componentes. De acordo com a curadora do novo corredor, esta foi uma consequência de outra ação anterior da Assintecal. Antes da novidade da próxima edição, a consciência verde do evento era na forma do Origem Sustentável, um selo dado às empresas conforme suas ações em prol do meio ambiente. “Este é um trabalho que já fazemos há um tempo e, agora, entendemos que precisávamos crescer ainda mais com ele. As empresas viram que hoje é necessário se posicionar e que o produto não é mais o design pelo design. Os consumidores estão preocupados e buscando essas questões sustentáveis em suas escolhas”, analisou Flávia.
Mais que isso, as empresas estão com novas razões para se dedicarem às questões sustentáveis. Hoje, ter o reconhecimento de um produto verde e com processo de fabricação que não agride os recursos naturais é símbolo de modernidade, informação e, inclusive, mais negócios. “Eu vejo o Espaço da Sustentabilidade do Inspiramais como o resultado de um combinado de situações do mercado da moda. As empresas estão buscando cada vez mais esses avanços ecológicos porque, além de uma boa impressão com o consumidor, elas também ganham em relação à exportação, que tem exigido o laudo técnico dos produtos”, apontou.
Para tudo isso, o Espaço da Sustentabilidade será o endereço das principais novidades do tema. Por lá, haverá uma exposição com os lançamentos da temporada e um mapa de onde achar essas empresas conscientes pelo evento. Aliás, este é um bom ganho do negócio sustentável para o público interessado. “Eu sentia que antes as pessoas ficavam sabendo, mas não conseguiam achar e nem se localizar. Agora nós temos todas essas informações que vão facilitar quem procura por estes insumos, processos e materiais”, explicou Flávia Vanelli que, no Espaço da Sustentabilidade, também vai apontar como transformar todo esse conceito engajado em prática de moda. “Para o Verão 2019 nós estamos com uns projetos bem legais como o tecido biodegradável e o com fio de garrafa PET, o adesivo com cola à base de água que tem alta resistência e durabilidade e a reciclagem de espuma para o desenvolvimento de palmilha”, detalhou.
Sendo assim, o novo espaço do Inspiramais vem para aliar duas pontas potentes deste mercado: o aumento do interesse do público por esses serviços e materiais e o crescimento das indústrias que se preocupam com as questões do meio ambiente. Afinal, como apontou a consultora do Núcleo de Design da Assintecal e curadora do Espaço da Sustentabilidade, este é um assunto com cada vez maior relevância no cenário da moda. “Nós estamos vendo esse trabalho crescer demais e nada mais justo do que incentivarmos ainda mais essas ações. O Inspiramais sempre teve essa preocupação sustentável e agora viemos para consolidar isso. Então, este projeto também quer estimular os novos processos, insumos e materiais do setor”, explicou Flávia que apontou as mudanças neste cenário desde quando essa ideia sustentável ganhou espaço no mercado.
Para a consultora e curadora, o principal avanço foi a transformação de ideia em prática por parte das empresas. “A maior mudança é que todas essas iniciativas estão ganhando corpo. Eu sentia que antigamente era tudo meio laboratorial e, agora, passa a ser de fato parte da realidade das indústrias. A busca por empresas que querem agregar esta consciência sustentável a sua ideologia só aumenta”, comemorou Flávia Vanelli, curadora do Espaço da Sustentabilidade e consultora do Núcleo de Pesquisas da Assintecal.
Artigos relacionados