O superfotógrafo Jorge Bispo, paralelamente ao seu trabalho comercial, deu início a um projeto de clicar em sua casa, com o nu como tema frequente dos ensaios. Depois de um tempo, notou que eles tinham uma unidade e passou a organizar esses nus, convocando mulheres – icônicas ou não – para irem posar eu seu apartamento de número 302. O material, inicialmente postado em um blog, ficou tão incrível que virou um livro feito por financiamento coletivo e um programa de TV. E nós de HT, que acompanhamos tudo isso desde o começo, ficamos agora surpresos com a nova empreitada de Jorge Bispo, uma publicação chamada #1. Explicamos: trata-se de uma revista de arte totalmente independente, de tiragem mínima (são apenas 160 exemplares, numerados e assinados, o que confere caráter selecionadíssimo, para poucos), tendo uma só mulher como objeto de todas as fotos de cada edição.
Mas não vá achando que ele apenas mudou seus ensaios de plataforma. Jorge Bispo também dourou a pílula. Na revista, ele quer apresentar uma espécie de subversão do erotismo. “Depois de colocar em foco a nudez das mulheres como elas são na vida real, nuas e cruas, agora abro espaço para todo e qualquer tipo de fantasia, deixando que criem o ensaios junto comigo. Nuas ou não, mas sempre libertárias, transgredindo padrões”, explica. E a primeira a pensar junto dele um ensaio erótico e artístico na mesma medida foi a atriz Bruna Linzmeyer. A participação dela nessa montagem conjunta do ensaio? Usar nas fotos uma banana do café da manhã que estava servido no estúdio. Acabou que rendeu o clique de capa, apenas um aperitivo das outras 60 páginas da atriz, desconcertantemente ruiva novamente, depois das madeixas rosas pintadas para o folhetim “Meu Pedacinho de Chão”.
As fotos, feitas num domingo de abril no estúdio Galeria da Gávea, foram feitas sob quatro painéis com cores chapadas – vermelho, verde, amarelo e azul – e objetos um tanto descontextualizados nessas mesmas cores, como conchas, um crânio de búfalo, e uma máscara. Entenderam agora o que Jorge queria dizer com subversão do erotismo, né? E Bruna, a primeira a participar dessa nova proposta dos cliques de nudez, não ficou nem um pouco nervosa. Muito pelo contrário. “Primeiro, pela minha relação de confiança com o Bispo. Depois, porque demanda muito mais entrega a nudez do olhar do que do corpo, e meu trabalho como atriz é sobre a nudez do olhar, sobre a entrega, a entrega de algo seu para uma câmera, para pessoas que vão olhar pelo outro lado da câmera”, explicou ela.
Aliás, sua opinião caminha bem ao lado da de Jorge Bispo. Ele, em entrevista ao HT, já chegou a dizer que quer “falar de sexo sem pudor”, exatamente de um jeito que não precisa causar embaraço, como o de Bruna. Ah, e não vá achando que a atriz-modelo vai surgir toda photoshopada, no mesmo nível das revistas masculinas que vemos por aí. O caminho de Bispo é completamente outro. Fugir desse patrulhamento é sua meta.”Vejo que existe uma corrente muito forte de mulheres e feministas lutando contra esses padrões. Você vê mulheres assumindo suas imperfeições, seus pêlos, seus filhos, seus peitos”, comentou o fotógrafo.
E Bruna, novamente, faz coro: “talvez esse tabu sobre o nu físico nos conecte diretamente à nossa dificuldade da nudez da alma, de nos desnudarmos para o humano, para o outro, tanto quanto se interessar, deixar-se ser interessante… A intenção, ao fazer o ensaio, é pensar sobre a nudez no mundo, como um todo. A nudez comercial, a nudez física, a nudez emocional, a nudez dos olhos, dos olhares, e então da alma”, filosofa a linda, que, bom citar, posou sem cachê.
E aí, ficou interessado na proposta? Da tiragem de 160 exemplares, uma pré venda de 30 esgotou-se em uma manhã, e uma nova e última leva foi disponível há uma semana na internet. Mas calma. As 110 restantes ainda estão à venda livraria Blooks do Rio de Janeiro e de São Paulo. Até quando, não sabemos precisar. Porém, boa notícia: teremos mais edições vindo por aí. E a cada edição, a revista ganhará um projeto gráfico diferente, único como seu conteúdo.
Serviço
#1, de Jorge Bispo, com Bruna Linzmeyer
60 páginas
Preço: 300,00
Artigos relacionados