A Casa Levi’s abriu suas portas para o grande público na quinta-feira, dia 17 e, antes disso, na noite do dia 15, organizou um evento especialmente para convidados, como contamos aqui. Por lá, além de o público conhecer a nova coleção, a grife que simboliza o estilo cool americano apresentou a primeira série de um documentário de três partes sobre o clássico jeans 501. O “The 501 Jean: Stories of an Original” mostra, através da história da América moderna e com direito a depoimentos reais, por que o modelo foi a peça de roupa que teve maior impacto em estilo e cultura em mais de um século e aborda a trajetória da calça, que surgiu como roupa de trabalho dos mineradores do oeste americano por ser de material durável e altamente resistente, e se tornou uma peça básica de estilo para todos – desde os rebeldes aos presidentes, homens ou mulheres ao redor de todo o mundo.
O documentário conta a história dos Estados Unidos com o Levi’s 501 através de circunstâncias culturais, históricas e tecnológicas que definiram o design do modelo que é um ícone e, logo em seu primeiro episódio, abordou a origem do 501 como calça de trabalho pesado, mostrando trabalhadores do passado e – por que não? – do presente a bordo do modelo. Tem mais: por meio de trabalhadores da Cone Denim Mills – marca responsável por criar o tecido denim do 501 utilizado há mais de 100 anos – o filme mostra por que o modelo continua um clássico.
O segundo episódio se passa no final dos anos 40, quando o 501 vira um ícone de estilo popularizado por astros como James Dean, Marlon Brando e Marilyn Monroe – os dois últimos, aliás, homenageados na Casa Levi’s. Usados tanto nos telões como na vida pessoal de estrelas de cinema, o jeans virou um item clássico nos armários mais poderosos do mundo e o filme mostra como a evolução se deu, além, é claro, da forma como as mulheres adaptaram a peça, antes masculina, em suas vidas. Se hoje o jeans é usado por famosos como Brad Pitt, Angelina Jolie, Johnny Depp, Barack Obama, Madonna, Sarah Jessica Parker, Jennifer Aniston e tantos outros, além de ter passado por corpos como o de Brigitte Bardot e Kurt Cobain, é tudo graças à popularidade nos anos 40.
O terceiro episódio fala sobre como, a partir da década de 50, a peça foi adaptada como forma de uniforme da rebeldia. Usado por motoqueiros, punks, skatistas, ativistas LGBT e hippies, o jeans se tornou uma roupa para os autênticos. No documentário, nomes como Henry Rollins, John Baldessari, Scott Schuman, Andy Spade, Mark McNairy, Erin Wasson, Gary Burden, Eddie Huang, Jim Walrod, Kim Hastreiter, Mel Ottenberg, Michael Polish, Steven Alan, Alexandra Richard, Greg Chapman, Lee Ranaldo, Rachael Wang, Josh Peskowitz e muito mais aparecem compartilhando suas histórias com o 501.
Vale lembrar que, esse ano, o modelo comemora 143 anos de vida e já foi elogiado por fashionistas como Yves Saint Laurent, que chegou a dizer que seu sonho era ter inventado o “blue jeans”. A popularidade é tanta que, na virada do milênio, a peça foi eleita o melhor item de moda do século 20 pela revista Time, passando clássicos como a minissaia e até o tubinho preto. Poderoso, não?
Assista ao trailer do documentário:
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