* Por Newton Lima (@newtonlimaofficial)
www.newtonlimainteriores.com.br
Essa é uma coluna comemorativa! Após um período de muito trabalho e aprimoramento de conteúdo, hoje entra no ar o meu site onde apresento cinco projetos autorais e inéditos desenvolvidos nos últimos meses.
No decorrer dessa experiência, acumulei vários registros e materiais interessantes que trago nesse momento – tive o cuidado de reunir uma equipe muito especial que atuou e continuará comigo nas próximas ações primando pelo diferencial. Compartilho os bastidores das ilustrações, das produções fotográficas e de que quebra, abordo um tema em torno das mídias sociais com um expert em inteligência digital. Me acompanhem!
Ilustrado!
Como já devem ter notado nos rodapés, Claudia Liz, que recentemente concedeu uma entrevista exclusiva aqui no site Heloisa Tolipan, é quem está por trás das ilustrações que abrem as minhas colunas semanais e veiculam com as chamadas nas redes sociais.
Claudia, que já ilustrava para os jornais Folha de São Paulo e Papermen também ilustra para marcas e pessoas, imprimindo seu talento nos livros “O caminho da passarela”, da editora Prestígio e “Colorindo o mundo fashion”, da editora Companhia Nacional.
Em tempo, ela ainda é sócia da empresa de comunicação visual e design gráfico – Misslily Comunicação. Numa parceria com Tais Saraiva, a agência desenvolve logotipos, materiais impressos, websites, comércio eletrônico, entre outros produtos.
No meu site desenvolvido por eles, temos a aba “Publicações”, onde todas as colunas podem ser acessadas na íntegra, além de outras publicações na imprensa!
Claudia Liz: claudializ@claudializ.com.br / @claudializlily / www.claudializ.com.br
Misslily: claudializ@misslily.com.br / @misslilycom / www.misslily.com.br
Os bastidores das imagens
Quando folheamos uma revista de decoração, ou acessamos seus respectivos websites, buscamos inspiração nas imagens ali registradas. Arquitetos e designers desenvolvem o projeto, mas é nas mãos do fotógrafo que ele ganha vida. Essa parceria requer sinergia para ser bem-sucedida – esse profissional vai captar a essência do que será nossa vitrine ao grande público.
No site, meus trabalhos fotografados pelos estrelados – Evelyn Müller e Denilson Machado – poderão ser conferidos na aba “ Projetos”. A seguir, um breve bate papo com ambos:
Evelyn Muller
NL – Competência a parte, você já é uma referência dentre os principais veículos de decoração. Você teve dificuldades para construir uma boa rede de relacionamentos?
EM – Acho que como em qualquer profissão construímos nossa rede de relacionamento aos poucos, através de amigos, indicações de outros profissionais e até em eventos sociais. Eu trabalhei em outras áreas da fotografia antes de me firmar em decoração e tive que ir construindo minha rede por conta própria sem grandes indicações, mas não posso dizer que foi difícil. Devo muito às publicações em revistas de grande circulação que me proporcionaram parcerias com grandes profissionais gerando trabalhos no futuro e ampliando minha rede de relacionamentos. Hoje, o Instagram e Facebook são ferramentas excelentes para mostrar seu trabalho e fazer a ponte até o seu futuro cliente. Mas acima de tudo acredito que para construir uma rede sólida devemos ser éticos e profissionais, assim minimizaremos as chances de decepcionar os que acreditam no nosso trabalho.
NL – Ambientes demasiadamente amplos ou espaços restritos. Onde está o maior desafio para um fotógrafo?
EM – Um ponto importante a ser destacado neste ramo específico que é na fotografia de decoração entramos na casa das pessoas, ou seja, entramos na sua intimidade. Quanto aos espaços, cada um tem seus desafios. Espaços amplos tem que ter uma atenção especial para que as fotos não fiquem frias e sem aconchego, em contrapartida em espaços restritos temos limitação de recuo prejudicando os enquadramentos, ou seja, cada projeto tem sua dificuldade e seu charme.
NL – E como você coordena seus trabalhos regulares juntamente com o Projeto Sertões, o qual já foi apresentado aos nossos leitores numa coluna anterior?
EM – O Projeto Sertões tem tudo a ver com decoração então fica mais fácil para coordenar os dois trabalhos com a vantagem de ampliar a rede de relacionamento para outros estados do Brasil. De qualquer forma o Projeto Sertões tem um cronograma anual de viagens, eventos etc. assim conseguimos planejar nosso tempo e continuar atendendo aos nossos clientes.
Contato: evelynmullerfotografias@gmail.com / @evelynmullerfotos
Denilson Machado
NL – Sua trajetória é bastante curiosa e talvez poucos conheçam. Poderia compartilhar conosco o seu processo de transição?
DM – Eu nasci fotógrafo, mas demorei a me assumir. Comecei a fotografar tarde, e diferente da maioria, nunca fui assistente, nunca estudei arquitetura ou fotografia, o que contribuiu para uma fotografia muito autoral. Estudei numa escola técnica e fui comerciante de roupas, até q cansei e fui fazer o que amo.
NL – Você é bastante conhecido por ser detalhista, e o resultado do seu trabalho traduz essa característica. Suas interferências fazem de você um decorador?
DM – Eu decorador? Não, isso deixo para meus clientes, que são os melhores quando falamos de decoração. No entanto, interfiro muito na “cena”, para adequar o que a lente “vê”, O que na verdade faço não é documentar um espaço arquitetônico, eu faço uma releitura, uma reinterpretação.
NL – Um livro com registro dos seus cliques. Esse projeto é para 2017?
DM – Sim, em breve, precisamente em março lançarei meu 9o. livro – Não me obrigue a fazer sentido – uma retrospectiva dos meus 15 anos de fotografia, mas vista por uma ótica autoral, as fotografias que não tem a função didática, apenas estética. E claro, terá fotografias do seu trabalho. Lançarei mais um livro – ARQTE – já na sua 9a. edição, no entanto esse é um livro do MCA Estúdio, em parceria com o meu sócio Juliano Colodeti, outro grande fotógrafo.
Contato: estudio@mcaestudio.com.br / @denilsonmachadomca
As mídias sociais e a inteligência digital
Um novo marketing chegou e com ele uma inteligência capaz de atingir seu público exatamente com a eficiência que você precisa. Mirando em novas estratégias e planos de ação para esse ano, me reuni com o publicitário e CEO da agência de mídia digital Zoor, com escritórios no Rio, São Paulo e Curitiba. Com a palavra, Augusto Custodio:
“A publicidade tradicional, que conhecíamos até o momento, está chegando ao fim. E um novo marketing, mais inteligente, capaz de entregar conteúdos relevantes para pessoas verdadeiramente interessadas, capaz de identificar interesses, hábitos de navegação e até mesmo a marca e o modelo do dispositivo que está sendo utilizado. Posso escolher entregar minha publicidade para pessoas casadas, de 35 a 50 anos, que gostem de comida natural, frequentem a lagoa Rodrigo de Freitas, tenham afinidades por passeios de bicicleta e utilizem iphone 7 plus. ”
Todas essas possibilidades estão ajudando profissionais liberais, microempreendedores e pequenas empresas a ganharem novos mercados, atingindo em cheio novas audiências e levando a um aumento de seu faturamento de 2 a 4 vezes.
Porque? Simples.
As redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube reúnem milhares de usuários, sedentos por consumir os mais variados tipos de informações, produtos e serviços. Se você souber como chegar até eles, e oferecer exatamente o que eles buscam, certamente você estará criando grandes chances de fazer seu negócio crescer.
Outro detalhe muito importante! Alcançar o sucesso não depende só do poder das mídias sociais, mas de alguns outros fatores. Primeiro você precisa ter realmente um produto ou serviço de qualidade, lembre-se que o novo usuário está acostumado a realizar pesquisas, buscar informações e sobretudo opiniões de outras pessoas.
Investir em inovação e tecnologia é fundamental! Tenha um site, desenvolvido com cuidado e adaptável a qualquer tipo de resolução. Também é importante ressaltar que os acessos através de dispositivos móveis estão crescendo cada vez mais.
Outro ponto importante é que o vídeo continua crescendo e gerando amplas oportunidades de conversão. Cresce a cada dia a escolha do usuário pelo YouTube para fazer pesquisas – já é o segundo maior (perdendo somente para o Google). Hoje já é possível o usuário navegar no Youtube em quase 80 idiomas diferentes. Sem contar que o Brasil é o segundo maior consumidor de vídeos da rede social no mundo.
Uma ótima oportunidade de conhecer mais a fundo sobre as principais tendências, estratégias e ferramentas de marketing para o ano de 2017 é o evento Digital Insights por Augusto Custodio, que ocorrerá no dia 25 no auditório do Shopping Village Mall.
Confira mais sobre o tema na palestra Digital Insights, que ocorrerá no dia 25 de janeiro, no Village Mall, Rio de Janeiro.
Maiores informações: www.augustocustodio.com/digital-insights / @augustoccustodio
E o que vem por aí?
– Novos projetos em andamento em São Paulo e Rio de Janeiro serão respectivamente atualizados no site. Na oportunidade, informarei pelo meu Instagram e Facebook;
– Nos próximos dias, vai rolar aqui no site Heloisa Tolipan uma entrevista inédita que concedi ao jornalista Junior de Paula, respondendo a uma série de perguntas feitas pelos leitores da coluna ao longo desses meses. Não percam!
Ah! E na próxima semana vamos falar do design no mundo corporativo!
Até lá!
*Formado em administração de empresas e com MBA em gestão de Negócios, o designer de interiores, realizador e cenógrafo se reinventou recentemente, quando abriu a Newton Lima Interiores e viu seu nome crescer. Nas redes sociais ele já soma mais milhares de seguidores no Instagram (@newtonlimaofficial), por conta da sua curadoria de imagens e assuntos, fruto de seu olhar atento e muito criterioso. E é isso que podemos esperar em sua coluna semanal no site HT: o design brasileiro e do mundo, arquitetura, decoração e o que mais couber e vier do seu radar ligado 24 horas por dia
Artigos relacionados