* Por Newton Lima (@newtonlimaofficial)
www.newtonlimainteriores.com.br
Trabalhar em casa é o sonho de muita gente?
O termo “home office” é um dos grandes temas quando o assunto é trabalho do futuro, e em meio a esse cenário turbulento de mudanças econômicas e políticas, esse futuro parece ter chegado sem aviso prévio. O emprego regular segue escasso e de repente nos percebemos em casa à frente do computador buscando formas de empreender. A autonomia, bandeira antes erguida como símbolo de liberdade, nos dias atuais parece ter outro significado. Nesse universo de adaptações a curtíssimo prazo, a melhor saída seria ajustarmos nossa rotina no intuito de atender uma demanda eminente – estamos trabalhando em casa e ajustes precisam ser feitos. A hora é agora!
A decoração e o design dão uma mãozinha nesse processo
Assumindo que mudanças são necessárias na adaptação da sua casa para um local de trabalho, busquei o apoio de uma empresa especializada no desenvolvimento de mobiliário, acessórios e estações de trabalho para nossa coluna: a americana Hermann Miller. Criadores de peças icônicas do design e ganhadores de diversos prêmios voltados para conforto e ergonomia, essa empresa segue atenta às mudanças pelas quais os ambientes de trabalho de todo o mundo estão passando, principalmente no que diz respeito às expectativas e à forma como o trabalho é realizado, propondo que as estações de trabalho sejam convertidas em espaços permeados por uma atmosfera de compartilhamento de propósitos capazes de atrair e estimular seus usuários. Na sua linha regular, três tipos distintos de cadeiras ganham destaque:
– Aeron: seu design e desempenho únicos trouxeram um novo conceito de cadeiras de trabalho, sem o usual estofado. Na recente reedição, a tela aplicada nas fibras que são usadas em seu encosto, ajustes independentes para as regiões da lombar e sacro, novo mecanismo que ajusta a postura e altura e novas cores: além do tradicional tom Grafite, também disponível no tom Mineral (quase branco) e Carbono.
– Embody: possui um sistema de suporte que proporciona uma sensação de estar flutuando, mas em perfeito equilíbrio, distribuindo o seu peso uniformemente enquanto está sentado. Isto reduz a pressão e incentiva o movimento, os quais são essenciais para manter o foco e uma circulação saudável.
– Sayl Chair: seu encosto 3D Intelligent sem estrutura permite que você se estique e se mexa, proporcionando um equilíbrio saudável entre o suporte e liberdade. Os fios de elastômero no encosto da suspensão variam em espessura e tensão para proporcionar um maior apoio nas áreas de transição ao longo da coluna e menos nos demais lugares para incentivar uma variedade de movimentos na posição sentada.
No quesito acessórios, vejam as opções de suporte para laptops, monitores e CPU que farão toda a diferença na sua rotina de trabalho remoto:
Esses acessórios muito versáteis podem ser fixados diretamente sobre a mesa ou bancada, ou vir na opção com garras, onde a instalação permite mobilidade.
Mais informações pelo website http://www.hermanmiller.com.br/
Revenda autorizada – Loja Novo Ambiente
São Paulo: (11) 3062-3351 / Rio de Janeiro: (21) 2513-2255
Considerações sobre o conceito Home Office
Como o assunto é relativamente recente no Brasil, acho importante esclarecer certos pontos – e até mitos – sobre o trabalho realizado remotamente. Vamos a eles:
1. Home office não significa trabalho em casa
Apesar desta ser a tradução literal do termo, no Brasil ele define de forma genérica o trabalho que é realizado em espaço alternativo ao escritório de uma empresa. Este local pode ser – ou não – o escritório em casa. Uma pessoa pode trabalhar “home office” em cafés, hotéis, aeroportos, táxis, parques…ou em casa. O termo mais exato para definir esta modalidade de trabalho poderia ser trabalho remoto.
2. Home office não é para todos
Infelizmente nem todo profissional pode trabalhar home office. Quem é empreendedor e quer permanecer com uma empresa enxuta ou somente testar a viabilidade de uma ideia, pode abrir sua empresa em casa e começar a trabalhar. Já quem é colaborador de uma empresa depende de uma série de fatores para ser candidato a este formato de trabalho.
3. Home office não é um jeito fácil de ganhar muito trabalhando pouco
Quando alguém procura o termo “home office” nas ferramentas de busca, aparecem muitas ofertas de “trabalhe sem sair de casa”. São promessas de renda extra onde o candidato tem a possibilidade de receber valores atrativos trabalhando somente algumas horas do dia. Obviamente, há sempre uma taxa de inscrição envolvida no processo. Cuidado com fraudes na internet!
Trabalho é algo que se faz, não um lugar para onde se vai
Muita coisa evoluiu desde que comecei a trabalhar home office e pesquisar sobre o assunto. Porém, muitas questões ainda permanecem, causando dúvidas e estranheza. Por isso a importância de lançar uma luz sobre o tema. Se todos encararmos o trabalho remoto com a devida seriedade, em pouco tempo teremos uma situação similar a de países como EUA, Inglaterra e Índia, onde esta modalidade já faz parte do cotidiano e traz benefícios para milhões de empresas e trabalhadores.
Compartilho a seguir algumas considerações relevantes a serem observadas na montagem de uma estrutura home office:
Identificação do local dentro de casa para acomodar a nova área de trabalho.
Não há uma regra na definição do cômodo ideal, mas a área total disponível e sua funcionalidade devem ser levadas a sério. Evite comprometer ou sacrificar ambientes funcionais da casa na criação da sua estação de trabalho: o quarto não seria o local mais indicado para casais, assim como a sala de TV não seria a escolha ideal numa casa com filhos.
Adaptação do layout existente para atender essa nova demanda. Tente reaproveitar um móvel existente de forma definitiva. Evite usar sua mesa de jantar para trabalho, ou pior, sua cama! Um aparador, escrivaninha ou bancadas retráteis cumprem bem essa função sem grandes gastos.
Investir nas peças corretas
Como vimos anteriormente, investir numa boa cadeira ajustável e acessórios para apoio de monitores, laptops e iluminação adequada asseguram que sua saúde e condições físicas sejam preservadas.
Dicas Funcionais para sua área de trabalho em casa:
– Se o período em que permanecer sentado não for tão longo, obviamente outros tipos de cadeira poderão ser considerados.
– Na sequência a seguir optei por um móvel coringa que atende como cadeira ou escada, possibilitando fácil acesso aos livros da estante.
– Bancos também são pecas estratégicas para se ganhar espaço. Quando estão fora de uso, vão para debaixo da mesa.
– A luminária de piso, que antes atendia o ambiente de leitura, agora serve como iluminação direta para a mesa de trabalho. Nesse caso, use um dimmer – aparelho que regula a intensidade da luz incidente.
– Lojas Secrets de Famille:
São Paulo (11) 3083-7949 / Rio de Janeiro (21) 2540-6539
Por hoje ficamos por aqui.
Até a próxima!
*Formado em administração de empresas e com MBA em gestão de Negócios, o designer de interiores, realizador e cenógrafo se reinventou recentemente, quando abriu a Newton Lima Interiores e viu seu nome crescer. Nas redes sociais ele já soma mais milhares de seguidores no Instagram (@newtonlimaofficial), por conta da sua curadoria de imagens e assuntos, fruto de seu olhar atento e muito criterioso. E é isso que podemos esperar em sua coluna semanal no site HT: o design brasileiro e do mundo, arquitetura, decoração e o que mais couber e vier do seu radar ligado 24 horas por dia
Artigos relacionados