* Por Newton Lima (@newtonlimaofficial)
Férias!!!
Há de se pensar que nesse período onde buscamos relaxar abstendo-se das atribulações acumuladas pelas nossas rotinas diárias, pequenos mimos são bem-vindos e acolhidos com maior carga de necessidade. E essa entonação varia muito de pessoa para pessoa, podendo resultar em satisfação ou desapontamento dependendo da experiência vivenciada nos locais que substituem nossas casas nas viagens: os hotéis!
A diferença entre preço e valor
De certa forma, buscamos uma extensão dos nossos lares nos locais onde vamos nos hospedar – com mais ou menos considerações, eles são responsáveis por uma parcela importantíssima do nosso contentamento durante uma viagem.
De fato, essa experiência pode ser desde cinematográfica com suítes pomposas em hotéis suntuosos que propõe uma desconexão completa da realidade com serviços e mordomias diferenciadas, até as mais simples, observando que alguns cuidados criteriosos sejam avaliados para minimizar o impacto comparativo que sempre trazemos conosco: a expectativa de sermos surpreendidos.
A decoração e o design caminham juntos na tarefa de suprir esse sentimento bastante subjetivo. Já ouvimos diversas vezes que “a primeira impressão é a que fica”, então prestemos atenção aos nossos parâmetros individuais na hora de selecionarmos um hotel.
Vale ressaltar que a localização e a quantidade de estrelas são balizadores fora dessa avaliação que propõe algo mais direto e impactante livre de conceitos já conhecidos: pressupõe-se que quanto mais luxuosos, melhores serão as comodidades e serviços oferecidos, e consequentemente isso estará refletido no valor da estadia. Em contrapartida, hostels e pousadas oferecem menos regalias com valores proporcionalmente menores.
No final das contas, nem só o preço, tão pouco o luxo, asseguram que nossa escolha tenha sido assertiva, mas alguns detalhes certamente farão toda a diferença: a fachada do hotel, o tratamento na recepção, a organização e disposição do quarto, áreas de convívio como lobby ou restaurante harmoniosas, que reflitam cuidado e bom gosto.
Com destinos e propostas distintas, mas que valorizam os detalhes que fazem toda a diferença, confiram essas opções que conheci:
Entre e sinta-se em casa!
É num casarão de fachada discreta no bairro de Pinheiros em São Paulo que está a solução para quem busca hospedagem num clima de descontração com pegada contemporânea: o GUEST URBAN.
O conceito de design foi concebido pelos sócios Demian Figueiredo e Fabio Queiroz no intuito de trazer para a região algo inovador quando falamos do quesito acolhimento: preço justo e competitivo com o diferencial da ambientação cuidadosamente planejada refletida nos requintados toques de bom gosto.
O projeto amadureceu há cerca de 1 ano e meio, quando decidiram unir forças em um empreendimento comum: Demian, renomado chef de cozinha e Fabio, assessor de eventos e RP bastante influente na capital – não poderiam ter mirado em algo mais assertivo. O hotel traduz a escolha de ambos nos detalhes que começam já na entrada onde as árvores foram mantidas, paredes de tijolo à vista seguem enveredadas por vigas aparentes e peças garimpadas em brechós dão boas vindas a quem chega. Aqui nada é impessoal.
As acomodações se dividem em 3 categorias distintas apenas pelos tamanhos. O cuidado nos acessórios e amenidades permeiam o piso em cimento queimado que arremata a atmosfera com aconchego.
Ao fundo está o local onde o café da manhã é servido diariamente. Estendendo-se para fora dessa área segue um deck de madeira num espaço de convívio bastante amistoso.
Aliás, foi esse deck que inspirou os sócios na criação de uma festa quinzenal que anima os arredores e que vem “causando” nas tardes de sábado, reunindo muita gente bacana.
Com frequência o GUEST URBAN atende eventos particulares e corporativos – a comodidade de hospedagem nos 14 quartos e ampla área social conta com o apoio da infraestrutura de cozinha e dos demais serviços regulares do hotel. Sem dúvida, um lugar especial para reunir pessoas especiais.
GUEST URBAN
Rua Lisboa, 493 – Pinheiros – São Paulo/SP
Reservas pelo site: www.guesturbansp.com.br ou pelo telefone (11) 3081-5030
SOFISTICAÇÃO DO MEDITERRÂNEO EUROPEU EM BÚZIOS
Localizado entre a Praia e a Praça dos Ossos, bem ao lado da tradicional Igreja Sant’Anna, o Vila da Santa Hotel Boutique & Spa é um dos mais charmosos hotéis do balneário. A ideia nasceu em 2010 e o projeto levou cinco anos para ser executado, reunindo requinte do estilo mediterrâneo europeu.
Inaugurado pelos proprietários Pierre e Bettina d’Archemont, o hotel possui 19 suítes muito confortáveis. Seu interior foi cuidadosamente decorado e o mobiliário e objetos que compõem são da marca Secrets de Famille, que asseguram tom e charme ao projeto.
A recepção reproduz uma antiga casa de pescador com muitos quadros autênticos, obras de arte e objetos de primorosa seleção, resultando em um ambiente singular.
As suítes são classificadas em diferentes categorias temáticas e oferecem opções de hospedagem com vista para o mar ou para a praça, com ou sem varanda florida. Já a concorrida suíte nupcial garante surpresas exclusivas! Vale conferir.
A estrutura do empreendimento é um show à parte, reunindo duas piscinas, sendo uma aquecida e outra de pedras na área externa e também conta com SPA com sauna e jacuzzi. O restaurante oferece um exclusivo buffet de café da manhã, ao lado do salão de festas com uma agradável biblioteca.
O Vila da Santa é um refúgio de tranquilidade, privacidade e romantismo a apenas alguns quilômetros do Rio de Janeiro. Hospedar-se aqui é desfrutar da experiência de recolher-se a um ambiente de extrema beleza natural com um serviço personalizado e de absoluto requinte.
VILA DA SANTA HOTEL BOUTIQUE & SPA
Praça Eugênio Honold – Praia dos Ossos – Búzios – RJ
Reservas pelo e-mail info@viladasanta.com ou pelo telefone: (22) 2623-5770
Site: http://www.viladasanta.com/
Dicas de quem já “foi e voltou”
Viajo sempre que posso, e poderia escrever um blog com dicas e experiências. Me considero bastante crítico, mas tenho muita cautela para não ser injusto com minhas considerações. Registro aqui os principais critérios que adoto na escolha de um hotel nas ocasiões:
– É a primeira vez que vai para esse destino?
1) Pesquise as áreas de interesse e escolha um hotel nas proximidades. Numa viagem, a economia de tempo vale muito mais que tarifas menores em localidades distantes e isoladas;
2) Nos sites de reservas (Trivago, Booking etc) filtre sua busca por “nota dos hóspedes”. As opiniões e reclamações registradas dizem muito sobre a propriedade: isolamento acústico, atendimento e limpeza, pressão na água do chuveiro. Essa estatística é mais importante que a quantidade de estrelas do hotel;
3) Serviços e facilidades noturnas – o hotel possui serviço de quarto, ou existem restaurantes próximos? Ficar refém do frigobar é muito desagradável, tanto pelas opções disponíveis quanto pelos preços cobrados por essas “conveniências”.
– Está retornando para uma localidade que já conhece?
1) Sempre observo outras oportunidades e dificilmente me hospedo num mesmo hotel. Ficar num local diferente faz que que esse retorno seja ainda mais exclusivo;
2) Café da manhã no hotel é outra conveniência cara e previsível. Em qualquer destino encontraremos cafés charmosos que podem ser desfrutados como parte da nova experiência;
3) Avalie a possibilidade de alugar um flat ou apartamento, no intuito de viver como as pessoas locais vivem. Nesse caso, tomem cuidado com as secadoras de roupa, que encolhem absurdamente algumas peças!
Na próxima semana teremos a estréia do meu site com vários projetos inéditos, onde trarei os bastidores desse trabalho para a nossa coluna, bate papo com os fotógrafos, ilustradora e toda a equipe envolvida nesse projeto.
Ate lá!
*Formado em administração de empresas e com MBA em gestão de Negócios, o designer de interiores, realizador e cenógrafo se reinventou recentemente, quando abriu a Newton Lima Interiores e viu seu nome crescer. Nas redes sociais ele já soma mais milhares de seguidores no Instagram (@newtonlimaofficial), por conta da sua curadoria de imagens e assuntos, fruto de seu olhar atento e muito criterioso. E é isso que podemos esperar em sua coluna semanal no site HT: o design brasileiro e do mundo, arquitetura, decoração e o que mais couber e vier do seu radar ligado 24 horas por dia
Artigos relacionados