Por trás da história…
* Por Newton Lima (@newtonlimaofficial)
www.newtonlimainteriores.com.br
Sim, nossas lembranças nos acompanham, invariavelmente. Buscamos, ainda que de maneira inconsciente, estabelecer uma espécie de conexão com recordações do passado, um tempo quando algo especial aconteceu e no qual nos percebemos satisfeitos por alguma razão. Por vezes esse elo se faz presente em nossas rotinas por intermédio de um móvel herdado, de uma aquisição numa viagem, ou como resultado de um garimpo por algo que desejamos. Nessa trajetória esbarramos neles: nos antiquários! Essa coluna busca apresentar, esclarecer e desenvolver o tema a fim de que saibamos resgatar o que eles oferecem de melhor: o valor agregado.
Um referencial
Da sociedade entre o jovem arquiteto e colecionador Raphael Nasralla e o economista Tadeu Nasser, sócio da antiga Stiledoc, surge o antiquário NN Antiques, com as iniciais dos sobrenomes dos dois apaixonados por décor do século 19 e do século 20 – neste, especialmente de suas décadas de 1930 e 40, 1970 e 80.
Trabalhando juntos desde 2014, eles montaram na casa da Alameda Franca, 631, nos Jardim Paulista, toda original em estilo Art Déco, e com nove ambientes internos, um mix dos respectivos acervos que vem sendo enriquecido todos os dias com “novidades”, nos estilos mais variados – do Grotto veneziano e, fortemente, do Art Déco até o móvel japonês, ou Império, ou mesmo Biedermeyer.
Mais que um antiquário de peças exclusivas e escolhidas a dedo, vindas da Europa (França, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, Itália, Portugal), da África ou do Oriente – Japão e China –, e mesmo brasileiras de ótima qualidade, o antiquário NN Antiques é também um escritório de arte, pois gravuras são alguns dos itens prediletos de Tadeu, que sabe oferecer um pot-pourri variado para seus clientes, colecionadores e amantes do antiquariato.
Em visita ao NN antiquário, trouxe para nossa coluna alguns questionamentos pertinentes, prontamente respondidos pelo Raphael e Tadeu:
NL – Para o grande publico, qual seria a definição mais abrangente do conceito de “Antiquário”?
NN – A definição mais tradicional para a palavra antiquário, consiste em um estabelecimento que comercializa peças de mobiliário e objetos com mais de cem anos de existência. Atualmente, essa noção de antiquário é encarada de maneira mais contemporânea e descontraída, comercializando não somente objetos centenários, mas peças que marcaram época pelo estilo e beleza.
NL – Nos dias de hoje, onde surgem novos designers de pecas e mobiliário a cada dia com grande visibilidade na mídia, e difícil manter o interesse do publico sobre os itens garimpados?
NN – Em meados do século XVII, Lavoisier cunhou a célebre frase “Nada se cria, tudo se transforma”. Esse mesmo pensamento se aplica ao mercado de design: se analisarmos os produtos voltados para decoração, atualmente, nota-se a influência do passado, cada vez mais presente nas peças contemporâneas. É necessário também levar em consideração as peças atemporais, móveis e objetos cujas características transcendem a questão de “época”.
NL – Na curadoria de vocês, ja entrando no século XX, temos abrangência das décadas de 1930-40 e depois 1970-80. O que nos dizem sobre os anos 1950 e 60?
NN – O acervo da NN Antiques, de fato, é constituído por peças que, em sua maioria, pertencem ao século XX, porém, não descartamos a possibilidade de utilizar móveis ou objetos manufaturados em outros séculos para complementar uma decoração contemporânea. Na verdade, não escolhemos as peças pela década em que foram feitas, mas sim por estilos e materiais em que são confeccionadas. É possível encontrar, dentre o acervo da loja, peças pertencentes às décadas de 50 e 60, no entanto, não me refiro aos ditos “móveis modernos”, caracterizados pelas linhas retas e o uso do jacarandá como matéria-prima. Esse estilo não faz o gênero da loja e não complementa o acervo.
NL – Contar a historia por traz de cada peca ou mobiliário faz parte do processo de venda? Por experiência, a grande procura se da pela estética propriamente dita ou pela representatividade de um item?
NN – Sim, certamente as informações sobre procedência, estilo e manufatura fazem parte do processo de venda. O acervo NN Antiques é o resultado de uma curadoria, é a soma do impacto visual com o conceito da loja, aliado a um bom atendimento, sempre alimentando o consumidor com informação.
www.nnantiques.com.br
@nnantiques
Alameda Franca 631, São Paulo SP Tel. (11) 3263-0798 (11) 99665 6631
Por hoje ficamos por aqui!
Ate a próxima!
Artigos relacionados