Em um universo em que as publicações impressas vão perdendo espaço no mercado jornalístico, com várias revistas fechando as portas ou enxugando as redações, o surgimento da “Toiletpaper”, criada pela dupla Maurizio Cattelan e Pierpaolo Ferrari, vai na contramão de todos os conceitos formados sobre os novos tempos do jornalismo. A revista, que é publicada duas vezes por ano, é quase uma obra de arte, com imagens que quebram códigos da moda, cinema e da propaganda, fato que resulta numa produção de imagens marcantes, recheadas de sátiras e ambientes surrealistas. Comidas, objetos de arte e do cotidiano, cores e diferentes espécies de animais são os principais elementos das montagens da dupla, que têm uma forte pegada pop e uma estética bem marcante.
Tudo começou durante um editorial em que os dois criaram juntos para a “W”, em 2009, em uma edição batizada Art Issue. “A gente se divertiu tanto, que pensamos: ‘por que não fazer mais disso?’, contou Cattelan. “Logo em seguida fizemos uma outra colaboração e, depois, nascia a ‘Toiletpaper'”, completou. Sobre o processo de criação, Ferrari, o responsável por clicar as imagens que vão ser retrabalhadas por Cattelan, explicou melhor.
“Toda edição começa com um tema. Em geral, algo bem básico. Aí a gente começa a pincelar ideias, como se fosse um pintor em frente a um quadro mesmo, criando camadas e construindo a edição. A gente sempre chega a um lugar que não imaginávamos. As melhores obras nascem desse processo de improvisação”, disse Pierpaolo.
Muitas imagens, é bom que se diga, não chegam a ser publicadas, já que precisam passar pelo crivo da dupla, que está sempre se perguntando se elas são “Toiletpaper o suficiente”. E o que seria isso? “Não se trata de um estilo ou ângulo, é mais em relação ao ponto de vista especial. Algo como uma ambiguidade impossível, entende?”, questionou Cattelan.
Para quem ficou curioso sobre o trabalho dos caras, que já tem suas imagens transformadas em canecas, camisetas, roupas de cama e papeis de parede, eles terão suas obras expostas em diferentes locais da Galeries Lafayette, entre 6 julho e 10 setembro, em Paris, tomando espaços das vitrines, com instalações sob a famosa cúpula e no espaço Galerie des Galeries.
Desta forma, Cattelan e Ferrari atingirão mais de 100 mil visitantes diários, vindos de todas as partes do mundo, gerando, de acordo com os próprios, um contato bastante significativo e ‘orgânico’ entre o público e as obras. Quanto aos horários da loja, e já em clima de primavera/verão, serão estendidos: entre 8 de junho e 13 de agosto, das 9h30 às 20h30; às quintas, até as 21h.
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